Como Regar Eficazmente o Jardim

Como Regar Eficazmente o Jardim

Assim como a maioria dos seres vivos, as plantas também necessitam de água para sobreviver, e esta é responsável por quase todos os processos metabólicos, inclusivamente a absorção de nutrientes e pelo processo de fotossíntese. A prática de regar o jardim e as plantas aparenta ser uma tarefa simples, mas esta requer um conhecimento prévio da zona a irrigar e da quantidade de água que cada espécie precisa.
Vamos explicar aqui quais os métodos que pode aplicar para melhor regar as suas plantas, para que estas fiquem no seu esplendor para ajuda-lo a poupar tempo e água.

 

Floreiras & Vasos

 

Tratando-se de floreiras ou vasos com plantas pequenas, é preciso ter outros cuidados que não se aplicam quando se rega um jardim, e neste caso antes de tudo deve verificar a necessidade da planta precisar ou não de água e esta normalmente dá estes sinais através das folhas - quando ficam murchas e começam a enegrecer está na hora de regar. Evite molhar a parte aérea das plantas, colocando a água diretamente sobre o substrato.

 

Jardim

 

A água é um elemento chave para o sucesso de um jardim e o seu uso requer um equilíbrio muito delicado – nem de mais, nem de menos. Aprenda quais as melhores formas de regar o jardim, assegurando assim a longevidade das flores, vegetais e fruta, ao mesmo tempo que não desperdiça um dos recursos mais preciosos do planeta.
  • Opte por regar sempre de manhã, seja um jardim de flores ou de vegetais, a melhor hora do dia para regar é sempre de manhã, isto porque se regar durante a tarde, especialmente em dias de calor, será como não tivesse regado porque a água irá evaporar rapidamente. Se optar por regar à noite, evite especialmente o outono e o inverno para fazê-lo pois quando a água se mantém sobre as plantas e folhas durante demasiadas horas, pode levar à formação de  várias doenças.
  • O vento é um dos inimigos de uma boa rega porque facilmente desloca as partículas de água, não deixando que estas penetrem as plantas e o solo. Para evitar que o solo fique logo seco, o desperdício de agua evite regar quando estiver vento.
  • Regue sempre que for necessário, e tenha atenção ao tipo de do solo em questão, o tipo de plantas que tem e, naturalmente, das condições meteorológicas. Esta regra aplica-se principalmente quando uma planta ou flor apresentar, de manhã e/ou à noite, um aspeto murcho; mas também na fase inicial de desenvolvimento e crescimento das plantas.
  • Profundidade em vez de quantidade. Uma boa rega não se mede em termos de quantidade, mas sim de profundidade. Ao regar sempre próximo do solo estará a garantir uma rega em profundidade, o que assegura de forma mais eficaz os níveis de humidade necessários a um solo saudável, ao contrário de uma rega mais superficial, onde a água pode facilmente evaporar. Uma rega em profundidade também promove a deslocação das raízes das plantas para zonas do solo mais fundas – o que é ideal uma vez que é precisamente nessas zonas onde a humidade é armazenada durante mais tempo, ou seja, muito mais tempo do que na superfície de um jardim.
Esperamos que as nossas dicas lhe sejam úteis de hoje em diante para que possa obter o máximo do seu jardim e das suas plantas. Esteja atento ao nosso blog para mais dicas úteis!

Deixe um comentário

Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.