Hortas Urbanas

Hortas Urbanas

Produzir os seus próprios alimentos para consumo tem se tornado uma prática cada vez mais comum especialmente por quem se importa com a qualidade e segurança dos alimentos que ingere, por este motivo criar uma pequena horta urbana faz cada vez mais sentido e não só.
Neste artigo vai perceber quais os benefícios de ter, onde e como fazer uma horta possível para o seu espaço.
Veja aqui as principais vantagens de ter uma horta urbana em sua casa:
  • Economia

Economia de dinheiro, mas também de tempo. Isto porque terá sempre à disposição e alcance os alimentos que cultivar sem precisar de se deslocar ao mercado. Poupança financeira porque, com sua própria horta urbana, acaba economizando, porque não precisa comprar os legumes que habitualmente tem de comprar.
  • Terapia contra Stress

Outra vantagem de ter uma horta urbana num espaço é a possibilidade de ter um excelente hobby. Cultivar alguns dos seus alimentos e cuidar do seu espaço verde passa a ser um enorme prazer, aproveita para fugir da selva de betão em que vivemos com enormes benefícios terapêuticos.
  • Saúde

    Mais uma vez falamos de saúde, porque sabemos que a maioria dos alimentos que estão à disposição no supermercado são produzidos com aplicação de agro tóxicos, substâncias que podem colocar em risco a nossa saúde e causam prejuízos ambientais. Quando cultiva alguns dos seus alimentos, esse risco diminui, pois você conhece a real procedência dos seus alimentos e contribui para um ambiente menos poluído.

Onde e como fazer a minha horta?

Passo 1: Escolha do local
Seja num terraço, numa varanda ou num jardim, o que é fundamental é garantir a exposição solar devido à necessidade que as suas plantas/vegetais têm de luz solar para poderem crescer e desenvolver-se. Após a escolha do local, é necessário delinear bem o espaço que a horta vai ocupar para depois definir a melhor forma de a trabalhar.
Passo 2: Reunião dos materiais e ferramentas necessárias
A escolha dos materiais necessários à construção da sua horta vai depender do tipo de espaço que tem, a dimensão que deseja que a horta tenha para as culturas que pensa plantar e também do seu "toque" pessoal. A Verde Alma dispõe de vários tipos materiais e pode ajudá-lo não só a arquitectar mas também a construir a horta que deseja. Seja em madeira, argamassa, ou mesmo no seu próprio terreno sem recurso a nenhum tipo de material de construção, estamos prontos para ajudar no seu projeto.
Para a preparação e manutenção da sua horta serão indispensáveis algumas ferramentas como pás de plantar, adubo, regadores, ancinhos e outras ferramentas que pode encontrar aqui.
Passo 3: Escolher o que semear/plantar
Dependendo de vários fatores como a exposição solar, a exposição às correntes de vento, os acessos e o tipo de terra existente, tente escolher o tipo de cultura que mais se adequa ao seu espaço e estação do ano. É igualmente importante escolher fruteiras e legumes que convivam bem entre eles.
Passo 4: Cuidar diariamente da horta
Por último mas não menos importante, vai precisar de cuidado e vigilância da sua horta diariamente. Tarefas como retirar ervas daninha, verificar se as plantas não têm nenhum insecto ou fungo que as esteja a prejudicar de alguma maneira e regar são algumas das coisas deve ter em atenção. A instalação de um sistema de rega gota a gota é uma solução para abreviar e encurtar o seu cuidado quotidiano.
Outra ideia para manter a sua horta saudável com menos trabalho é usar produtos repelentes e anti-pragas, dando sempre preferência aos de origem biológica que são menos prejudiciais à nossa saúde.Porque pode não ter tempo para manter a sua horta ou não sabe qual tipo de planta/cultura escolher ou até que tipo de material/estrutura elaborar para o seu espaço. Nós estamos disponíveis para ajudar basta enviar-nos uma mensagem por aqui! 

Deixe um comentário

Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.