Poda de Árvores de Fruto

Poda de Árvores de Fruto

Quando e Porquê Podar?

A poda das árvores de fruto é a remoção através de ferramentas manuais e/ou máquinas de quaisquer partes da planta como ramos, raízes e até partes do tronco.
É de fundamental importância antes de iniciarmos o processo de poda das nossas árvores saber qual o nosso objetivo com as mesmas, até porque cada corte é uma ferida em que a planta irá gastar energia para se sarar e cicatrizar. E como estamos a falar de árvores de fruto provavelmente o que queremos é que estas produzam mais e melhores frutos e de fácil acessibilidade!


A poda de cada espécie não tem de ser necessariamente igual, tudo vai depender da idade da árvore, do seu desenvolvimento, do seu estado de saúde, exposição solar, localização geográfica, etc. Como existe uma grande diversidade do clima, localização geográfica dos terrenos e outras possíveis situações, em Portugal, apesar de ser um país de dimensão relativamente reduzida, o clima é muito diferente em Trás-os-Montes ou mesmo nas Beiras, do que no Alentejo ou Algarve, o que pode influenciar na escolha ou no apontar da melhor altura para podar as árvores de fruto. No entanto existem 2 tipos de poda que podem ser feitos nas nossas árvores:

Poda de Inverno ou Poda Seca:

Esta deve ser praticada após a queda das folhas e a poda de orientação tem por finalidade propiciar a acumulação de substâncias de reserva no tronco e nas raízes. Quando se poda antes da queda das folhas, parte das reservas de hidratos de carbono são eliminadas, com consequência na produtividade futura. Por outro lado, a poda executada após a brotação de flor e folhas reduz o vigor da planta e os ramos ficam mais sujeitos a infecção.
A poda seca, praticada durante o período de repouso, elimina os ramos que já frutificaram nas espécies em que eles não tornam a frutificar. Elimina também os ramos ladrões ou vegetativos, doentes e em excesso.
Por ocasião da poda seca ou de inverno, deve-se considerar a localização do pomar, as condições climáticas e o perigo de geadas tardias antes da operação. A poda deve ser iniciada pelas cultivares precoces, passando as de brotação normal e finalizando pelas tardias. Em regiões sujeitas a geadas tardias, deve-se atrasar o início da poda o máximo possível, até mesmo quando as plantas já apresentarem uma considerável brotação.

 

Poda de Verão ou Poda Verde:

A poda verde ou de verão é realizada quando a planta está vegetando, ou seja, durante o período de vegetação, florescimento, frutificação e maturação dos frutos e destina-se a arejar a copa, melhorar a insolação, melhorar a qualidade e a coloração dos frutos, manter a forma da copa pela supressão de partes da planta e diminuir a intensidade de cortes na poda de inverno. É também executada em plantas perenifólias (com folhas permanentes) como as cítricas, abacateiro e mangueiro.
A poda verde consiste em diferentes operações, tais como: desponte, desbrota, desfolha, esladroamento, incisões e anelamentos, desbaste, desnetamento.

Este artigo foi concebido para perceber quando e porque deve podar as suas árvores, mas para que obtenha sucesso com as fruteiras é essencial que aprenda algumas técnicas de corte e nutrição especificas para cada tipo de árvore, por isso recomendamos que se mantenha atento ao blog porque haverão novidades nesse sentido brevemente!

Deixe um comentário

Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.