A prática, conhecida como jardinagem lunar, gira em torno do efeito gravitacional da lua sobre o fluxo de humidade no solo e nas plantas.
Jardinar pela lua é tão antigo, quanto o advento da agricultura. Muito antes do homem começar a usar relógio de pulso ou calendários, tudo era regido pelas fases da lua.A jardinagem luar tem sido transmitida através de gerações. “Existem pessoas que utilizam o calendário lunar até hoje. E não vão plantar nada sem um sinal favorável da lua”, diz Ed Hume.
Ele é um dos gurus da jardinagem e observador da influência da Lua nessa atividade.A lua controla as marés oceânicas, influencia os lençóis freáticos sob nossos pés, assim como o movimento dos fluídos das plantas. Mesmo massas continentais tendem a se deformar com a passagem das fases da Lua.A jardinagem luar tem sido transmitida através de gerações. “Existem pessoas que utilizam o calendário lunar até hoje. E não vão plantar nada sem um sinal favorável da lua”, diz Ed Hume. Ele é um dos gurus da jardinagem e observador da influência da Lua nessa atividade.
A lua controla as marés oceânicas, influencia os lençóis freáticos sob nossos pés, assim como o movimento dos fluídos das plantas. Mesmo massas continentais tendem a se deformar com a passagem das fases da Lua. Compreender seus efeitos e ajustar suas tarefas em conformidade com essas fases da Lua é a base da jardinagem lunar.Há um conceito garantido e aprovado de que a fase da Lua afecta directamente o crescimento das plantas. Como sabemos, a Lua transita ao redor da terra através do ciclo minguante e crescente, ou seja, da Lua Nova à Lua cheia. Esse ciclo começa na lua nova, quando a lua está na direcção do sol, tornando-se quase invisível para nós na terra.
Conforme a lua vagarosamente se move, ela vai aumentado sua face ao sol, aumentando de um fio de lua para uma bela lua crescente, até a lua cheia, quando sua circunferência máxima está iluminada. Logo após, inicia o processo da lua minguante, até desaparecer na lua nova. Este ciclo dura aproximadamente 29 dias e meio, quando recomeça.
Os agricultores, ao longo dos séculos, têm identificado efeitos visíveis da lua cheia no crescimento das plantas. Baseados em pesquisas científicas e experiências práticas, sabemos das seguintes influências da lua nova e lua cheia:
- Entre a lua crescente e a lua cheia, a germinação é mais rápida, além do crescimento e alongamento das plantas, caso cortadas nesse período;
- A germinação das sementes é mais rápida, mas aumenta a propensão a fungos, devido às condições húmidas durante a lua cheia;
- A lua cheia influencia na absorção de nutrientes líquidos;
- Também aumenta a probabilidade de chuva no período de lua cheia;
- Durante a lua nova há mais actividade subterrânea no solo, e o fluxo da seiva das plantas é menos intenso;
- Os efeitos do ciclo lunar são mais proeminentes em solo orgânico ou solo que não seja tratado com fertilizantes químicos e pesticidas;
- A planta será sempre influenciada pelo período em que foi semeada;
- Os insectos se manifestam mais na lua cheia;
- As frutas são mais suculentas na lua cheia, por causa da seiva armazenada;
- A lua nova é ideal para germinar sementes;
- Bambus e madeiras para construção devem ser cortados da lua minguante para nova, pois é o período em que a seiva e humidade está descendo para as raízes, dando mais resistência e durabilidade às fibras.